Revista ADM.MADE, Vol. 25, No 2 (2021)

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O Trabalho Docente Durante A Pandemia da Covid-19: Desamparo e Precarização no “Novo” Cotidiano dos Professores Universitários

Christian Kazuo Fuzyama, Alane de Oliveira Barbosa, Renato Cuenca, Marcus Rodrigues Peixoto, Bruna Oliveira Rosa

Resumo


Nos últimos anos, o trabalho docente tem sido marcado pela precarização e intensificação do trabalho. Com a pandemia do Covid-19, diversas mudanças nas dinâmicas de trabalho tiveram que ser implementadas em caráter emergencial ampliando o cenário de precarização e intensificação do trabalho já registrados. Este estudo objetivou analisar as experiências de trabalho vivenciadas por 13 professores universitários da rede privada de ensino superior (IPES) ao migrarem da modalidade presencial para a virtual no contexto pandêmico. A partir da lente teórica da Labor Process Theory (LPT) e de literatura sobre a educação no Brasil, observou-se que o trabalho docente foi marcado por intensificação e pelo desamparo das IPES à categoria e do uso do WhatsApp como forma de controle e vigilância. Também se observou o aumento da preocupação da categoria sobre o futuro do ensino e do trabalho docente. O artigo contribui com o debate e problematização das condições laborais, de controle e exploração da força de trabalho docente, bem como expande o debate acerca do deslocamento do locus de trabalho das empresas para as residências dos trabalhadores. 


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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